consideras-te um (a) viajante?

dezembro 11, 2008

RÚSSIA - MOCKBA - cereja no topo do bolo

dia 20 de Agosto de 2008, chegar a Moscovo e ter apenas meio mapa na mão...é como procurar "uma agulha no palheiro" - mas dando a volta ao palheiro, lá encontrámos a agulha.

Mapa do metro de Moscovo

Palácio Subterrâneo

Bilhete do Metro

HOSTEL NAPOLEÃO

A primeira dificuldade que tivemos foi em comunicar com as senhoras extra-antipáticas das bilheteiras, a segunda foi perceber os nomes das ruas, a terceira foi em sair do metro, a quarta foi encontrar um mapa em inglês, a quinta foi descobrir a bela da pousada. O primeiro Hostel onde parámos nem sequer tinha um nome visivel e as janelas estavam partidas. Mas tudo vale a pena. É necessário evoluir. Cada cultura tem a sua dificuldade e nós gostamos é disso...A pousada mais cool de Moscovo, fica no quinto andar sem elevador.

Para quem viaja com malas é acartar com elas e já está*

BOLSHOI THEATER

BOND GIRLS

Praça Vermelha

>

Ida ao super em Moscovo

um verdadeiro filme

Estávamos muito bem a pagar as nossas maravilhosas compras num supermercado todo XPTO de chique...quando somos supreendidas por uma mulher bófia bastante antipática. Obrigou-nos com brutalidade a ir para uma sala horrivel com fotografias na parede de homens procurados. Arrancaram-nos (mesmo à letra) os sacos das mãos e revistaram tudo o que tinhamos. Nem queriamos acreditar no que nos estava acontecer...um stress!!! um filme! Fomos confundidas como ladras em Moscovo com a agravante da bófia não perceber nada de Inglês ...

Mais um bocado e em troca de liberdade ... pediam-nos guito.

dezembro 10, 2008

RÚSSIA - Saint Petersburg

dia 19 de Agosto de 2008,
Desde a "pôpa" - à camisa às flores - à saia ao xadrez - até ao moderno.
"Os mitos de Petersburgo... Lendas contraditórias envolvem a cidade desde a sua fundação.
Para alguns, Petersburgo tem sido um belo teatro coberto de suntuosas fachadas e vistas clássicas, uma "janela para o Ocidente", repleta de aristocráticos salões e divertimentos. Para outros, sempre foi um lugar artificial, melancólico e depressivo, construído com o esforço de milhares de trabalhadores, enterrando de vez as tradições russas."
A viagem de Vilnius para Saint Petersburg de comboio...

Digamos que foi um pouco assustadora...maybe YES/maybe NOT

Passar na fronteira para a Rússia não é fácil...

Por momentos até pensámos que os nossos vistos seriam falsos...

Ufa, mas eram bem verdadeiros.
Aquele comboio mais parecia um campo de refugiados, mal deu para dormir.
As bófias tinham caparro e voz gossa e o bófia era bem constituido (segundo as manas Branco). ..afinal eles não eram bófias mas sim revisores...Elas mais pareciam militares treinados para matar alguém.
Na Rússia quase todas as mulheres devem ser fiscais de comboio (alte poder que têm, deve ser uma profissão conceituada)
Além dos cães que farejavam todas as malas, os fiscais olhavam para nós com cara de desconfiados. Sim...porque a foto do passaporte poderia ser falsa...CLARO! Nós queremos era ir para a Rússia para conhecer a fronteira.
Ainda houve um stress, ficamos parados umas horas na fronteira...
Um rapaz que ficou lá retido...
Belas histórias imaginamos acerca dele...parecia um viajante.
Talvez o visto tivesse caducado...Qui çá?
HERE WE GO...
VIDEO : AROUND SAINT PETERSBURG

MAPA DO METRO

Pena que não se podia tirar fotos...é o metro mais profundo da Europa...O bilhete para entrar no metro é uma moeda. Vale a pena comprar duas e guardar uma para recordação :)

O comboio que apanhámos até Moscovo...Ui foi uma aventura no comboio...

Sobre o comboio até Moscovo...
Era tipo como no filme do Kusturica...só faltavam as galinhas...uhuhu quem quiser que imagine! Cheiro a vodka, suor, bafo a alcool...bebés a chorar, familias enormes. O wc estava trancado. hum..etc e tal...

novembro 24, 2008

LITUÂNIA - VILNIUS - em segunda mão

dia 18 de Agosto de 2008
Vilnius é a capital da República da Lituânia, com cerca de 600 mil habitantes.
Depois da viagem de autocarro até Vilnius (bastante desconfortável)

o primeiro sitio que visitámos foi o WC:

Video WC

(desde o comboio à estação: impróprio para pessoas sensiveis )

...around the station...

ABOUT VILNIUS

  • Fashion Street-lojas em 2º mão
  • Roupas 80's style
  • Tipa "quase" em overdose no WC
  • Strip no Mac
  • Máfia do Leste
  • Atracção em Vilnius: time fotos with a freak
  • Pombos gordos com ocupações profissionais
  • Dentes de ouro

MASCOTE

SPONGE BOB a curtir em Vilnius

em construção...

novembro 22, 2008

POLÓNIA - VARSÓVIA - Sobrevivente do caos

dia 17 de Agosto de 2008
Depois de conhecermos Varsóvia...tivemos que apanhar um "PIVO"
VIDEO - ENTRE OS "PIVOS" E A SINAGOGA

Chegámos a Varsóvia às 6h da manhã.
Esta cidade reconstruiu-se através das suas próprias cinzas.

A lenda sobre Varsóvia conta o seguinte:

"Warszawska Syrenka vivia nas águas de um rio e costumava sentar-se numa pedra para pentear os cabelos enquanto cantava. Um dia, três camponeses resolveram pescá-la para oferecer a sereia como presente ao príncipe. Taparam seus ouvidos com cera para não ouvir o canto da sereia (diziam que o canto enfeitiçava quem o ouvia), atiraram uma rede sobre Syrenka e a trancaram em um celeiro durante aquela noite. Pediram a um jovem pastor que tomasse conta da criatura, porque viajariam, no dia seguinte, até o palácio do príncipe. Syrenka cantou implorando por liberdade, e o pastor deixou-a partir. A Sereira mergulhou no rio Vistula, dizendo: Durante muito tempo eu vivi aqui, cantando para as pessoas comuns, mas elas desapontaram-me terrivelmente. Por isso, agora vou-me embora. Ninguém jamais me verá de novo! Mas, como eu amo muito este lugar, cada vez que esta cidade correr perigo eu voltarei e a protegerei com um escudo e uma espada".

É devido a esta lenda que a cidade de Varsóvia tem em seu brasão o símbolo de Syrenka, a sereia, a qual carrega um escudo e uma espada.

O GUETO DE VARSÓVIA

Foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazista na Polónia durante o Holocausto, no tempo da Segunda Guerra Mundial. Nos três anos da sua existência, a fome, as doenças e as deportações para campos de extermínio reduziram a população estimada de 380.000 para 70.000 habitantes. A maioria das pessoas que estiveram no Gueto de Varsóvia foi gaseada no campo de extermínio Nazi de Treblinka.

O contraste entre Varsóvia e o Hotel Hilton. Desenganem-se aqueles que pensam que nao se pode fazer um interail com chiqueza...

Pusemos o carlao a render...e fomos dormir ao hilton (as três claro). Ele ficou cas baratas...e nós em banhos de espuma e bolinhas de sabão...