consideras-te um (a) viajante?

novembro 22, 2008

POLÓNIA - VARSÓVIA - Sobrevivente do caos

dia 17 de Agosto de 2008
Depois de conhecermos Varsóvia...tivemos que apanhar um "PIVO"
VIDEO - ENTRE OS "PIVOS" E A SINAGOGA

Chegámos a Varsóvia às 6h da manhã.
Esta cidade reconstruiu-se através das suas próprias cinzas.

A lenda sobre Varsóvia conta o seguinte:

"Warszawska Syrenka vivia nas águas de um rio e costumava sentar-se numa pedra para pentear os cabelos enquanto cantava. Um dia, três camponeses resolveram pescá-la para oferecer a sereia como presente ao príncipe. Taparam seus ouvidos com cera para não ouvir o canto da sereia (diziam que o canto enfeitiçava quem o ouvia), atiraram uma rede sobre Syrenka e a trancaram em um celeiro durante aquela noite. Pediram a um jovem pastor que tomasse conta da criatura, porque viajariam, no dia seguinte, até o palácio do príncipe. Syrenka cantou implorando por liberdade, e o pastor deixou-a partir. A Sereira mergulhou no rio Vistula, dizendo: Durante muito tempo eu vivi aqui, cantando para as pessoas comuns, mas elas desapontaram-me terrivelmente. Por isso, agora vou-me embora. Ninguém jamais me verá de novo! Mas, como eu amo muito este lugar, cada vez que esta cidade correr perigo eu voltarei e a protegerei com um escudo e uma espada".

É devido a esta lenda que a cidade de Varsóvia tem em seu brasão o símbolo de Syrenka, a sereia, a qual carrega um escudo e uma espada.

O GUETO DE VARSÓVIA

Foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazista na Polónia durante o Holocausto, no tempo da Segunda Guerra Mundial. Nos três anos da sua existência, a fome, as doenças e as deportações para campos de extermínio reduziram a população estimada de 380.000 para 70.000 habitantes. A maioria das pessoas que estiveram no Gueto de Varsóvia foi gaseada no campo de extermínio Nazi de Treblinka.

O contraste entre Varsóvia e o Hotel Hilton. Desenganem-se aqueles que pensam que nao se pode fazer um interail com chiqueza...

Pusemos o carlao a render...e fomos dormir ao hilton (as três claro). Ele ficou cas baratas...e nós em banhos de espuma e bolinhas de sabão...

6 comentários:

Fly lavita disse...

Viajante Carlão !!! adoro a foto principal do video...gelado voyage :) teve de fazer parte da trip :)

Fly white sister mai bélha disse...

Cátia Bárbara,irina white sister e carlão galão,voces lembram-se do nosso pivo em Varsóvia???!!!
K pivo my godd!!!Sem darmos por ela tinhamos bebido mais d 2l d cerveja...e o pior estava pra vir: 10h de viagem d autocarro (das piores d sempre) e a cerveja precisava de sair!!!
Pff aquela viagem d autocarro...quase tão má como a q ainda não foi contada neste blog (mas será mais adiante)

Fly white sister mai bélha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fly lavita disse...

ehehe mais adiante...então não me lembro...voces beberam 10 e eu bebi uma e já estava K.O ...ahah :)

Fly white sister mai noba disse...

ehehehhe....eu tive direito a um banquinho só pra mim e claro a 1,5L de água gaseificada pa matar a sede da ressaca que durante a viagem se fez sentir!!!

Unknown disse...

eu tenho uma amigo que mora em Varsóvia, mas é de Czestochowa. Pelo o q ele me fala e pelas fotos, parece ser um belo lugar, ótimo p/ o turismo.