consideras-te um (a) viajante?

novembro 24, 2008

LITUÂNIA - VILNIUS - em segunda mão

dia 18 de Agosto de 2008
Vilnius é a capital da República da Lituânia, com cerca de 600 mil habitantes.
Depois da viagem de autocarro até Vilnius (bastante desconfortável)

o primeiro sitio que visitámos foi o WC:

Video WC

(desde o comboio à estação: impróprio para pessoas sensiveis )

...around the station...

ABOUT VILNIUS

  • Fashion Street-lojas em 2º mão
  • Roupas 80's style
  • Tipa "quase" em overdose no WC
  • Strip no Mac
  • Máfia do Leste
  • Atracção em Vilnius: time fotos with a freak
  • Pombos gordos com ocupações profissionais
  • Dentes de ouro

MASCOTE

SPONGE BOB a curtir em Vilnius

em construção...

novembro 22, 2008

POLÓNIA - VARSÓVIA - Sobrevivente do caos

dia 17 de Agosto de 2008
Depois de conhecermos Varsóvia...tivemos que apanhar um "PIVO"
VIDEO - ENTRE OS "PIVOS" E A SINAGOGA

Chegámos a Varsóvia às 6h da manhã.
Esta cidade reconstruiu-se através das suas próprias cinzas.

A lenda sobre Varsóvia conta o seguinte:

"Warszawska Syrenka vivia nas águas de um rio e costumava sentar-se numa pedra para pentear os cabelos enquanto cantava. Um dia, três camponeses resolveram pescá-la para oferecer a sereia como presente ao príncipe. Taparam seus ouvidos com cera para não ouvir o canto da sereia (diziam que o canto enfeitiçava quem o ouvia), atiraram uma rede sobre Syrenka e a trancaram em um celeiro durante aquela noite. Pediram a um jovem pastor que tomasse conta da criatura, porque viajariam, no dia seguinte, até o palácio do príncipe. Syrenka cantou implorando por liberdade, e o pastor deixou-a partir. A Sereira mergulhou no rio Vistula, dizendo: Durante muito tempo eu vivi aqui, cantando para as pessoas comuns, mas elas desapontaram-me terrivelmente. Por isso, agora vou-me embora. Ninguém jamais me verá de novo! Mas, como eu amo muito este lugar, cada vez que esta cidade correr perigo eu voltarei e a protegerei com um escudo e uma espada".

É devido a esta lenda que a cidade de Varsóvia tem em seu brasão o símbolo de Syrenka, a sereia, a qual carrega um escudo e uma espada.

O GUETO DE VARSÓVIA

Foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazista na Polónia durante o Holocausto, no tempo da Segunda Guerra Mundial. Nos três anos da sua existência, a fome, as doenças e as deportações para campos de extermínio reduziram a população estimada de 380.000 para 70.000 habitantes. A maioria das pessoas que estiveram no Gueto de Varsóvia foi gaseada no campo de extermínio Nazi de Treblinka.

O contraste entre Varsóvia e o Hotel Hilton. Desenganem-se aqueles que pensam que nao se pode fazer um interail com chiqueza...

Pusemos o carlao a render...e fomos dormir ao hilton (as três claro). Ele ficou cas baratas...e nós em banhos de espuma e bolinhas de sabão...

novembro 17, 2008

BUDAPESTE - A RAINHA DO DANÚBIO

dias 15 e 16 de Agosto de 2008

Chegámos a Budapeste às 6 horas da manhã, completamente bzugas e sem dormir...devido à noite passada em Gyor...só queriamos um Hostel para descansar e tomar duche :) Ficámos numa Residência de estudantes em Szuret na zona de Peste. Belo spot para ficar.

Budapeste surgiu da união de três cidades: Óbuda, Peste e Buda. O Rio Danúbio rege-se de norte a sul, ficando Peste do seu lado esquerdo, Buda do lado direito e interligando as duas estão as conhecidas nove pontes, entre elas a Elizabeth, Margareth e Chain.

Video - around Budapeste

Mapa de transportes: metro e comboio

O MERCADO EM BUDAPESTE

MARAVILHA

FLOWER POWER IN BUDAPESTE

Estava programado desde o inicio da nossa viagem comprar o bilhete de comboio de Budapeste para a Ucrânia (Kiev)...Depois de horas na estação em filas enormes informaram-nos que os bilhetes estavam esgotados durante 5 dias...Não dava para esperar tanto tempo porque tinhamos o visto com dias marcados para a Russia.

Instalou-se o Stress...

A Ucrânia seria o ponto de passagem para chegarmos à Russia. Pegámos no mapa para encontrar outras alternativas...

A solução foi entrar pelo Norte: Ir de comboio para Polónia-Varsóvia, apanhar autocarro para Lituânia-Vilnius, depois comboio até St Petersburg e finalmente Russia-Moscovo.

novembro 16, 2008

HUNGRIA - GYOR - never sleep here

BARATOCAUSTO
A NOITE EM BRANCO...
Chegámos a Gyor às 21h 45.
Tinhamos comboio para Budapeste às 5 horas da madrugada...Estava previsto dormirmos na estação. "estava"...em interrail nem tudo foram rosas...foi surreal o panorama desta estação.
Para começar a bela da noite, só havia um banco na estação...? O chão estava sujo (não dava sequer para abrir os sacos-cama) para não falar das baratas que andavam feitas voadoras por todo o lado...

Tentámos várias vezes controlar os nossos ataques de anti baratismo...mas foi impossivel...nem queriamos acreditar. De 5 em 5 minutos lá estavamos nós na dança da barata. Fizemos uma espécie de "amizade gestual" com o segurança...(ele não entendia nada de inglês), e ao ver-nos completamente saltitantes, cheias de tiques e tremeliques...pensou ele "elas devem estar a precisar de um Wc" , pois foi o que ele pensou...mas não...estavamos assim por causa das baratas e do cheiro que se fazia sentir.

Tic tac , tic tac...

O relógio da estação estava parado no tempo..
.
Waiting for the next train to Budapeste
P.s- Só queriamos sair dali...

novembro 12, 2008

ÁUSTRIA - Viena - the Kiss city

dia 14 de Agosto de 2008
Em 1868 o compositor Strauss compôs uma valsa chamada : Lendas dos Bosques de Viena. Diz a lenda que uma certa noite Strauss músico sonhou com as criaturas fantásticas que existiam naquela floresta: o fauno sedutor ; o fantasma da ninfa e a criança que vira cisne. Diz o mito que estes seres mágicos pediram para que este maestro fizesse uma música em homenagem a eles.
No dia seguinte , Strauss compôs uma valsa chamada : Lendas dos Bosques de Viena.
Video - walking around Viena

Mesmo com sorte fomos ver a exposição de August Klimt no Museu Belvedere entre outros artistas - Maravilha
Jardim do Museu Belvedere
Estações de metro (simbolo U)onde vale a pena parar :
- Volkstheater - Rathaus - Herrengasse - Stephans-platz
Preço do bilhete de metro 1 dia - 5.70
O café da estação de comboios - Pinky